Pesquisar este blog

Sobre Inimá de Paula


Nascido em 7 de dezembro de 1918, na pequena cidade mineira de Itanhomi, Inimá chega ao Rio de Janeiro em 1940, exercendo ofícios modestos que lhe garantiriam a sobrevivência. Com uma formação autodidata, dotado de enorme obstinação, transformou-se em um dos principais expoentes da pintura produzida no país no pós-guerra, figurando entre os maiores paisagistas modernos, ao lado de Guignard e Pancetti.

Conviveu com artistas como Santa Rosa, Antônio Bandeira, Aldemir Martins, Kaminagai, Portinari, Iberê Camargo, Takaoka, dentre outros, recolhendo sempre as melhores lições, sem abdicar de uma linguagem inconfundível. O seu estilo o consagrou como um dos mais autênticos e significativos intérpretes da sensibilidade tropical.

De índole lírica, era um artesão das cores, sendo considerado o nosso grande fauvista. Sua pintura, altamente elaborada e estruturada, com características bem definidas e pessoais, mostra, através de fartas e generosas pinceladas, paisagens de múltiplas tonalidades, encantando o espectador.

Textos críticos ajudam a entender um pouco da trajetória desse artista mineiro e a importância de suas obras no cenário cultural, confiram no site : www.museuinimadepaula.org.br/museu/o-artista/textos-criticos/