Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mudanças em movimento

Continuando o texto anterior que fala sobre Patrimônio material e imaterial anunciamos algumas modificações na disposição e seleção dos objetos expostos no espaço nomeado "Ateliê do artista" - Museu Inimá de Paula.
Recomendamos a leitura do texto abaixo que explora os cenários em exposições e a importância dos elementos que os integram.

O objeto como documento da cultura material


Ao definir o acervo como cerne de suas investigações e reflexões, o museu encontra no domínio da cultura material um campo privilegiado e fértil para o desenvolvimento de suas pesquisas.
Cultura material - se exprime no conceito, na materialidade, podendo ser definida como relação do homem com os objetos. Trata-se de uma compreensão da dinâmica das sociedades, a partir dos aspectos materiais da cultura, em prejuízo, em certa medida, dos seus aspectos não materiais.
Compreendendo os artefatos em um sentido amplo, a pesquisa nos museus deve considerá-los como produtos que testemunham as condições de vida e trabalho, as necessidades e satisfações sociais, mas que também figuram como elementos que criam condições, induzem e participam das relações sociais.
Perspectiva preciosa para a pesquisa de acervo: a compreensão dos objetos como documentos!
Le Goff em um texto clássico, no século XX cita que a nação de documentos se alarga de maneira decisiva, compreendendo tudo aquilo que atesta e exprime a presença do homem. A história que se fazia nos limites do texto escrito, considerado, até entçao, como única fonte confiável, passou a contar com um universo documental abrangente no qual se incluem artefatos.
Improtante observar que os objetos adquirem o caráter de documento somente no momento em que o homem, sujeito que conhece, lhes atribui esse valor.
Nesse processo, os museus constituem o espaço por excelência, no qual se institucionaliza a transformação dos objetos em documentos ou bens culturais.
Nessa perspectiva deixam de se figurar como coisas utilitárias e migram para o campo de relíquias, raridades e curiosidades.
A pesquisa de objetos, a exemplo de qualquer outra fonte histórica, implica em concebê-los como documento/monumento.

Ateliê do artista no Museu Inimá de Paula:












quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Curiosidades!


Patrimônio Cultural


Material e Imaterial – Houve um tempo em que considerava-se como patrimônio somente edifícios e objetos. Passados os anos, as edificações de grande escala cederam espaço aos ‘pequenos formatos”, como casebres, capelas, pontes e outras construções que não possuíam influências exteriores em suas características arquitetônicas, eram diferenciadas e elaboradas a partir dos costumes e conhecimentos daquela população que a concebeu. Com suas particularidades, tais construções foram essenciais para a nova concepção de patrimônio cultural e histórico brasileiro.
Essa modificação culminou em uma fase de pensamento patrimonial que entendia cultura, costumes, hábitos e outras formas de representação como elementos integrantes do patrimônio do patrimônio histórico brasileiro, a diferença agora era o caráter material das edificações e objetos já reconhecidos e o imaterial das manifestações culturais, hábitos regionais, festas, tradições, que em igual patamar recebem o título de patrimônio histórico nacional, não passando pelo processo de tombamento, visto o caráter imaterial de seus elementos, mas se igualando nas necessidades de preservação de memória, respeito às diversidades étnicas, culturais e crenças pertencentes aos diferentes povos que integram a população brasileira.
Em Minas Gerais um importante elemento cultural que hoje faz parte do patrimônio histórico imaterial é o Queijo Minas.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011



Museália é o exercício de um pensamento e de uma prática museal inspirados por uma nova imaginação, contaminados por uma vontade insubmissa de reinvenção do futuro, ancorados na criatividade e no direito à memória. Museália é reunião, coleção, conjunto, coletivo de bens culturais transformados em bens sociais. Museália é linha de agenciamento, plataforma cultural de comunicação, experiência de museu rizoma. Museália tropical, museália, tropicália a museal.
Conhece a Revista Museália?
Acesse o link e veja!
http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2011/04/musealia.pdf