Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

'Circuito de Museus' leva cultura para alunos da rede municipal

Circuito em BH garante a estudantes amplo acesso à cultura, ciência e tecnologia
Rogério Wagner Mendes - Repórter - 25/04/2011 - 20:05
CARLOS RHIENCK

Alunos vão poder percorrer os circuitos nos 20 ônibus do Programa BH para Crianças
Os alunos da rede pública municipal de ensino ganham, a partir de terça-feira (26), uma oportunidade de se apropriar dos museus de Belo Horizonte, por meio do projeto Circuito de Museus. O Programa BH para Crianças oferece três circuitos temáticos, o Histórico, onde é possível aprofundar conhecimentos sobre a memória de Minas e suas tradições, o de Ciências e Tecnologia, uma possibilidade de fazer uma viagem ao mundo das ciências com uma ligação entre o moderno e o antigo, e o de Artes Plásticas, onde são apresentadas exposições permanentes e itinerantes.
A coordenadora do Circuito de Museus, Marcelle Azzi, avalia o projeto como uma possibilidade de despertar nos estudantes um novo olhar sobre a cidade. “Nossos museus são ricos e estão preparados para receber os alunos”, afirma. Os circuitos serão percorridos nos 20 ônibus da frota do Programa BH para Crianças, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Para a secretária de Educação, Macaé Maria Evaristo, com o Circuito de Museus a PBH amplia as atividades coletivas, com mais opções também na educação integral, que hoje atende a 35 mil crianças. “Estamos criando uma política cultural para as crianças e garantindo que os estudantes da cidade possam se apropriar do que ela oferece de melhor”, diz.
Um dos museus integrantes do Circuito Ciências e Tecnologia é o de Artes e Ofícios, administrado pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez. A presidente do Instituto, Ângela Gutierrez, elogia a iniciativa da prefeitura de integrar os museus da cidade. “Essa união em circuitos torna os museus mais fortes”, afirma.

Até o final do primeiro semestre letivo o projeto espera atender a 32 escolas das 184 que integram a rede municipal. Para ser atendido, o professor interessado deverá desenvolver um projeto, onde é feita a escolha por um dos circuitos temáticos. Esse professor receberá formação, em um dos museus que integram o circuito escolhido.
Para se inscrever, as escolas deverão imprimir o formulário disponível na intranet da Secretaria Municipal de Educação. As visitas aos museus são mensais e a expectativa é de que os trabalhos tenham continuidade na escola, para que no encerramento das atividades do primeiro semestre, em setembro, as escola participantes possam expor os trabalhos de seus alunos.
Somente após uma avaliação dos trabalhos do primeiro semestre será definido o número de escolas participantes do projeto no segundo semestre. Informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação, na Rua Carangola, 288, no Santo Antônio, ou no telefone (31) 3277-8661.