Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011


                              ACESSEMhttp://www.eravirtual.org/

Visando a ampla divulgação e promoção dos museus brasileiros e de seus acervos, a Empório de Relacionamentos Artísticos vêm desenvolvendo projetos de visitação virtual de diversas instituições culturais. Os projetos são viabilizados pelos incentivos fiscais da Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. Neste site, os museus contemplados fazem parte dos projetos abaixo:

Lei Rouanet


2009-2010: Exposições Virtuais de 08 Museus Brasileiros (Pronac 090428)

Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais

2009-2010: Visitas Virtuais de 05 museus mineiros (CA 0865/001/2009)

Por meio de visitações virtuais imersivas aos acervos de exposições permanentes e/ou temporárias de museus brasileiros o projeto propõe:
Difundir acervos únicos presentes nos museus participantes e ampliar o alcance sócio-cultural-turístico de cada um destes museus e exposições;
Democratizar o acesso a informação ao possibilitar que as exposições virtuais sejam acessadas por qualquer computador por meio de endereço da web de acesso público e gratuito.
Criar produto cultural de qualidade que pode ser adotado como material didático para utilização online gratuita em escolas e instituições culturais, assim como material de pesquisa e estudo nas áreas de museologia e museografia, conservação e segurança de acervos.

"(...) Esta fonte é para uso de todos os sedentos.


Toma a tua parte.


Vem a estas páginas


e não entraves seu uso


aos que têm sede".

                              Cora Coralina



        (Texto extraído do livro "Vintém de cobre - Meias confissões de Aninha", Outubro, 1981)