Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projeto Jovem Aprendiz




O Museu Inimá de Paula recebeu uma integrante especial em sua equipe durante a segunda quinzena de julho.


Bruna Gusmão, 16 anos, demonstra interesse por assuntos envolvidos à arte desde muito nova. Procurando se informar sobre quais seriam as possibilidades de atuação e atividades desenvolvidas para quem trabalha com arte em museus, entrou em contato com a coordenadora do Núcleo de Arte Educação. A partir desta conversa se configurou o formato da atividades deste Projeto Jovem Aprendiz.


Bruna frequentou o Museu do dia 20 ao dia 30 de julho participando de várias atividades fundamentais para o funcionamento deste espaço: conheceu um pouco sobre planejamento e realização de eventos culturais; entendeu como funciona o Núcleo de Arte Educação acompanhando e auxiliando os arte-educadores nas visitas e nas atividades de "Ferias no Museu"; foi apresentada aos bastidores das exposições e à pesquisa sobre arte durante seu contato com a Curadoria.


Em suas visitas orientadas e "Féria no Museu", o Museu Inimá de Paula recebeu mais de 400 estudantes no mês de julho. Esse grande número de visitantes possibilitou que a participação como Jovem Aprendiz ultrapassasse a observação: Bruna atuou efetivamente junto aos arte-educadores, dando suporte na organização das atividades neste período.


Segue abaixo o depoimento da nossa primeira Jovem Aprendiz e suas impressões sobre a participação neste projeto:


.

Júlio Martins (Curador do Museu Inimá de Paula), Camila Michelini (Coordenadora do Núcleo de Arte Educação do Museu Inimá de Paula) e Bruna Gusmão (Jovem Aprendiz) em uma conversa sobre história da arte.


Projeto Jovem Aprendiz - A Experiência


Todos nós temos sonhos. Alguns mais fáceis de realizar, outros nem tanto.


O meu sonho é ser artista. A arte é uma das formas que eu encontrei de expressar o meu olhar sobre o que eu acredito, sobre o que eu vivo ou sobre o que eu gostaria de viver e acreditar.


Não se trata de criar algo meramente retiniano ao qual viria a agradar o olhar, mas criar algo que possa proporcionar uma real fruição dos sentidos.


Mas o que saberia eu sobre esse mundo? O que realmente se passa por trás de todos estes processos? Uma curiosidade que me levou a buscar pelo que eu realmente quero fazer, independente de dificuldades ou opiniões negativas.


Posso afirmar que todas as minhas expectativas sobre o projeto foram atendidas. Pude contar com o apoio do pessoal do Núcleo de Arte Educação e conhecer mais sobre o trabalho de cada um deles. Pude me aprofundar mais nos conhecimentos sobre arte e aprendi muito convivendo com as crianças durante as visitas do Projeto Criança no Museu.


Vivenciar a experiência de participar de todos estes processos como Jovem Aprendiz recebendo um grande carinho e atenção de todos é realmente gratificante para mim.


Espero poder continuar esse aprendizado e espero que mais jovens, assim como eu, possam ter esta grande oportunidade.


Agradeço a Deus e ao pessoal do Museu Inimá de Paula por terem me concebido esta oportunidade tão importante para quem ainda está engatinhando na vida.

Muito obrigada a todos,


Bruna Gusmão

Autorretrato produzido por Bruna Gusmão como uma de suas atividades enquanto Jovem Aprendiz