Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011


                  FORMA E COR -  por Inimá de Paula

"No "ensino de expressão das cores" trata-se de um ensaio para indicar as possibilidades de expressão das cores. Assim como as cores, as formas também tem seu valor expressivo "sensível e moral".
Num quadro, estas qualidades expressivas da forma e da cor deveriam ser sincronizadas, ou seja, a expressão da forma e da cor deveriam ater-se a uma outra.
Assim como podemos encontrar valores expressivos e significativos para as três cores fundamentais (vermelho, amarelo e azul), podemos encontrá-los também para as três formas fundamentais. (o quadrado, o triângulo e o círculo.
O quadrado, cuja característica fundamental é determinada por duas horizontais e duas verticais do mesmo tamanho que se "cortam" é um quadrado. Experimenta-se uma forte tensão quando desenha e realiza as linhas laterais direitas e os ângulos retos do quadrado em seu movimento. Todas as formas que são caracterizadas por horizontais e verticais pertencem por seu caráter à família dos quadrados, portanto também a cruz, o retângulo, a grega e as formas derivados.
Ao quadrado corresponde como cor vermelho, cor da matéria o peso e a opacidade do vermelho são apropriados à forma estatística e pesada do quadrado.
O triângulo recebe sua característica fundamental de três diagonais que o cortam. Seus ângulos agudos têm um efeito combativo e agressivo. Á família do triângulo pertencem todas as formas de caráter diagonal, tais como o losango, o trapézio, as formas de caráter diagonal, tais como o losango, o trapézio, o zigzag e as formas derivadas. O triângulo é o símbolo do pensamento e a cor que corresponde a seu caráter imponderável é o amarelo claro.
Um círculo nasce se, sobre uma superfície, um ponto se desloca a uma distância constante de outro ponto. Ao contrário do movimento rude e tenso que faz nascer o quadrado, o círculo cria uma impressão de distensão e de movimento perpétuo. Ele é o símbolo do espírito se movendo em sua unidade.
Os antigos chineses utilizaram para construir seus templos do céu elementos de forma circular, ao passo que edificavam o palácio do príncipe da terra a partir de um caráter quadrático.
O signo astrológico para o sol é um círculo com um ponto no meio. A família do signo pertencem todas as formas curvas e circulares de caráter, tais como elipse, a ovóide, a sinusóide, a parábola e as formas derivadas. Ao círculo que se move sem cessar corresponde a cor azul transparente.
Em resumo, pode-se dizer : o quadrado simboliza a matéria em repouso, o triângulo surgindo de todos os lados simboliza o pensamento e o círculo simboliza o espírito eternamente em movimento.
Se determinam as formas correspondentes às cores secundárias , encontra-se  para o alaranjado o trapézio, para o alaranjado o trapézio, para o verde um triângulo esférico e para o violeta uma elipse.
A coordenação de certas cores determinadas formas e cores significa um paralelismo. Quando formas e cores coincidem em sua expressão, seus efeitos se acumulam. Um quadro cuja expressão é determinada principalmente pela cor deveria desenvolver suas formas a partir das cores, ao passo que um quadro cujo aspecto se baseia na forma deveria receber suas cores a partir da forma.
Os cubistas deram especial atenção ao problema da forma, razão pela qual reduziram o número de suas cores. Os expressionistas e os futuristas utilizaram a forma e a cor como meio de representação expressivo. Os impressionistas e os pontilhistas? (tachistas) dissolveram as formas em benefícios da cor. O que se disse das cores subjetivas é válido também para as formas. Cada indivíduo possui, conforme sua constituição, caracteres de formas determinadas. Em grafologia estuda-se minuciosamente as relações entre os traços subjetivos da forma e da escrita e o caráter de quem escreve. Mas na escrita linear pode-se realizar apenas uma parte das formas subjetivas.
Os antigos chineses admiravam as escritas e tinham um caráter subjetivo original. Mas valorizava-se mas uma escrita que fosse ao mesmo tempo original e harmoniosamente equilibrada.
A aguada era igualmente apreciada. Liang K'ai e outros grandes mestres iam ainda mais longe. Eles não atribuíam valor à "originalidade e ao estilo pessoal", buscavam o absoluto na arte e se esforçavam para dar a cada tema uma expressão das formas geralmente válidas. A conduta dos quadros de Liang K'ai é tão diversa que se tem dificuldade em atribuir a ele as obras que o lembram.
O caráter subjetivo de forma em seus quadros é dominado por uma verdade de forma objetiva e mais elevada.
A pintura oferece um grande número de possibilidades ligadas objetivamente. Elas consistem em direções espaciais, em repartições de peso, em cores e superfícies livremente escolhidas, com seus valores de tons e suas texturas.
Na pintura européia um grande número de possibilidades ligadas objetivamente. Elas consistem em  direções espaciais, em repartições de peso, em cores e superfícies livremente escolhidas, com seus valores de tons e suas texturas.
Na pintura européia, Mathias Grünewald esforçou-se para atingir esta objetividade da cor e da forma.
Conrad Witz e El Greco foram muito objetivos no emprego das cores, mas permaneceram subjetivamente ligados do ponto de vista da forma. De La Tour foi subjetivo na forma e na cor. Os quadros de Van Gogh são igualmente realizados subjetivamente, tanto do ponto de vista da cor quanto a forma."