Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sérgio Telles

Sérgio Barcellos Telles é um pintor e diplomata brasileiro, nascido em 1936 no Rio de Janeiro. Começou a pintar aos nove anos de idade na quinta da Boa Vista, RJ.
Em 1954, Sérgio Telles participou pela primeira vez do Salão Nacional de Belas Artes. Posteriormente, obteve vários prêmios nos salões da Sociedade Brasileira de Belas Artes, Associação de Artistas Brasileiros, foi inclusive agraciado com uma viagem à Bahia. No ano seguinte, realizou sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro.
Em 1957, Sérgio Telles viajou para a Europa e visitou os principais museus na Itália, França, Holanda e Portugal. Naquele mesmo ano, na condição de estagiário, prestou serviços de restauração na Pinacoteca do Vaticano.
Em 1964, ingressou no Ministério das Relações Exteriores por concurso público e, como diplomata, exerceu diversas funções no Brasil e em países como Portugal, Argentina, Angola, Japão, França, Malásia, Líbano, Suíça e Tunísia. Aposentou-se como ministro de primeira classe da carreira de diplomata, regressando ao Brasil em 2006. Como diplomata, serviu na América do Sul, Europa, África e Ásia. Foi embaixador do Brasil na Malásia (1995-1998) , no Líbano(1998-2002) e na Tunísia (2003-2006).
Atualmente, reside em São Paulo.