Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

9º Semana Nacional de Museus : “Museu e Memória”.

A comunicação museológica explora a história da formação do acervo, os usos, funções e circulação dos objetos no interior de um museu, valores morais e políticos.
Nos museus, um espaço nomeado reserva técnica, propicia melhores condições de conservação e armazenamento dos objetos que não estão expostos ao público.
O acervo dos museus, em conjunto, detêm um patrimônio cultural que pela multiplicidade de fruições e leituras, permitem a compreensão e documentação do ambiente e da cultura dos povos.
Necessário sempre é levar em consideração o potencial do acervo como canal de comunicação entre a instituição e a sociedade, sendo que a primeira deve estar  comprometida com a reflexão crítica, com a transformação e a inclusão social.
O que faz as exposições serem consideradas importantes para os museus?
A exposição elaborada pelo Setor de Arte e Educação do Museu Inimá de Paula, traz à tona objetos pessoais, anotações, fotografias, livros, jornais, quadros e slides do artista Inimá de Paula armazenados na reserva técnica e pela primeira vez serão apresentadas ao público.
O tema proposto para a  9º Semana Nacional de Museus é “Museu e Memória”.
Investimos como equipe de arte educadores na educação não formal, crendo ser esse um campo de conhecimento em construção, em que as práticas ocorrem geralmente fora dos muros da escola, buscando a aproximação dos espaços não formais com os formais de educação, a complementação de um sob o outro.
O objetivo das visitas orientadas são diversos, como formar cidadãos aptos a criticarem o que vêem, capacitando-se para o trabalho, organizando-se coletivamente, apurando o mundo à sua volta e compreendendo as informações recebidas.
Essa comunicação é possível através da valorização dos elementos culturais já existentes na comunidade, mesclados com novas informações introduzidas pelos arte educadores em experiências educacionais coletivas, como as visitas orientadas.
A partir dos objetos a serem apresentados ao público nessa semana de museus, pretende-se a partir da intervenção do arte educador, despertar os participantes para o contexto que vivem, o processo de formação histórica e cultural de sua cidade/região , desafiando-os a investigar mais a fundo a própria realidade.
As temáticas das exposições devem nascer a partir do cotidiano daqueles grupos recebidos, considerando as características dos integrantes, valores, cultura e modo de vida.
Pretendemos com a exposição, fazer com que os objetos do Inimá sejam reconhecidos pelo público que nos visita, compreendendo o artista como uma pessoa comum, com hábitos, hobbies e cotidianos semelhantes aos deles.
Estreitar a linha entre artista – pessoa/visitante com o auxílio do arte educador para a construção desse espaço de cidadania no local onde atua.
Com o patrocínio do Banco Mercantil do Brasil, o Museu Inimá de Paula receberá gratuitamente nos dias 20,21 e 22 de maio todos os interessados em conhecer nosso acervo, as novidades expositivas, programações exclusivas do dia com atendimento dos arte educadores.
Participem!