Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

Novas Exposições

Junto à exposição permanente do artista Inimá de Paula, os visitantes que vierem ao Museu no mês de Março e Abril conhecerão também as obras do artista Carlos Bracher em uma exposição na Galeria Virtual e do artista Olivier Mourão na plataforma de exposições temporárias.
Agende sua visita!


segunda-feira, 14 de março de 2011

O espaço

É recorrente a pergunta: O que tem nesse Museu?
Bom, cada Museu apresenta uma coleção, de artistas e temáticas diferentes, ou dos mesmos, só que com abordagens específicas.
Situado na Rua da Bahia, 1201 - Centro de Belo Horizonte, o Museu a que nos referimos foi elaborado em homenagem a um artista mineiro conceituado e pouco conhecido em seu próprio estado, "Inimá de Paula".
Respondendo algumas perguntas primordiais:

Quem foi Inimá de Paula?

Celebrado como “Fauve brasileiro” e “Mestre das cores”, Inimá de Paula (1918 - 1999) dedicou sua vida à arte. Foram mais de 60 anos de carreira, que consolidaram uma trajetória única e inegavelmente importante. Foi fundamental na consolidação da arte moderna brasileira, participando de sua implementação e difusão em Minas Gerais, no Ceará e no Rio de Janeiro.
Desde criança Inimá desenhava muito. Quando foi prestar serviço militar em Juiz de Fora, em meados dos anos 1930, encontrou o Núcleo Antônio Parreiras, onde realizou suas primeiras pinturas. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1940 e já sonhava em ser pintor. Uma oportunidade de trabalho o levou a Fortaleza em 1944. Lá, uniu-se aos jovens artistas e participou ativamente do movimento modernista local. Juntamente com Antônio Bandeira e Aldemir Martins fundou a SCAP - Sociedade Cearense de Artes Plásticas, que foi responsável pelo desenvolvimento da arte moderna no Ceará. De volta ao Rio no ano seguinte, passou a concorrer no Salão Nacional de Belas Artes e em breves 7 anos conquistou todas as premiações. Em 1952 venceu o disputado Prêmio de Viagem ao Estrangeiro e em 1954 partiu para a Europa onde estudou por 2 anos com grandes mestres, dentre eles André Lhote e Gino Severini. De volta ao Brasil, consolidou sua carreira. Foram inúmeras exposições e premiações, no Brasil e pelo mundo. Inimá pintou até 1999, seu último ano de vida, sendo que um ano antes participou da criação da Fundação Inimá de Paula.
Inimá soube conhecer o idioma das cores com tanta intensidade e intimidade que lhe foi possível reinventá-lo à sua maneira. Por isso sua obra constitui um verdadeiro dialeto cromático. A cor é o verdadeiro protagonista da pintura de Inimá. O artista se referia a ela como a Cor Imortal, essência da criação. Como bem disse Carlos Bracher, Inimá tinha o segredo, a propriedade e o mistério da cor. Foi, como nenhum outro, um intérprete da possibilidade de verter a vida através da cor.
Diante da expressividade vigorosa das pinturas de Inimá vemos a cor alcançar, imediatamente, manifestações de sensação e significação que arrebatam o olhar. Sua obra pode ser lida como uma contínua pesquisa pictórica dedicada a sondar e experimentar as possibilidades e capacidades expressivas da cor em comunicar sentidos e sentimentos.

O que tinha nesse prédio antes de se tornar Museu?

Vários estabelecimentos muito importantes para o crescimento de Belo Horizonte na área cultural, administrativa e para recepção de públicos. Leia a aba ao lado nomeada "Histórico do Prédio" que explica os detalhes e linha do tempo de transformação, restauração e manutenção desse espaço.

Onde encontro imagens do espaço interno do Museu?


As imagens do espaço do Museu podem ser encontradas no site institucional. Se o interesse é por locar o espaço para algum evento, exposição ou atividade cultural, envie um email para eventos@inima.org.br que as metragens corretas serão enviadas e imagens específicas para esses fins. Quanto ao educativo, colocaremos abaixo alguns registros do espaço interno do Museu para conhecimento do espaço e Reconhecimento no dia da visita.


Salão Inimá e Mezanino

Plataforma de exposições temporárias
Sala de auto retratos

Galeria Virtual

Ateliê do artista

Cine auditório

Fachada Museu Inimá de Paula - Rua da Bahia, 1201/Centro BH

Onde encontro imagens das obras do Inimá?

Obras em alta resolução do artista Inimá de Paula não são muito difundidas na internet, lembremos dos Direitos autorais e licença de uso de imagens na Internet.
"Os conteúdos publicados ou veiculados na Internet não são completamente públicos, ou seja, pertencentes à coletividade, nem podem ser usados de forma livre e gratuita como muitos acreditam. Retirado de : http://www.educacional.com.br/pesquisa/swf/DireitoAutoral
O artigo 7 da Lei de Direitos Autorais estabelece a proteção das obras “expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro”.
Portanto, a proteção dos direitos autorais também regulamenta as obras publicadas ou veiculadas na Internet.
Seja no caso da Internet ou de qualquer outro meio, não se admite o uso indiscriminado e inadequado de obras literárias, artísticas ou científicas. Portanto, é preciso ter em mente o que é viável sem ofender os direitos do autor, cabendo ao interessado respeitá-los, obtendo autorização para reprodução integral de um artigo ou de uma fotografia, por exemplo, não deixando de citar o nome de seu autor e a fonte da qual obteve determinada obra."
Para fins estudantis, pesquisas e reportagens os museus fazem um contrato de direito de uso da imagem, como acontece no Museu Inimá de Paula aos que nos procuram interessados.Já atendemos a vários pedidos e através do blog é possível ver algumas obras do Inimá com uma boa qualidade em resolução, precisando de outras, solicite o contrato através do email museu@inima.org.br .

Possuem outras perguntas?Envie para educativo@inima.org.br que respondemos.