Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011



Com o grande número de agendamentos que temos recebido nos últimos meses, algumas perguntas tem sido recorrentes.
Iremos respondê-las conforme chegarem ao email do educativo educativo@inima.org.br.
Situando o Museu na cidade, está localizado na Rua da Bahia, 1201 - Centro , entre as avenidas Augusto de Lima e Álvares Cabral, uma boa referência é a placa "Minha vida é essa, subir bahia e descer floresta" que fica na praça bem em frente ao prédio que abriga o Museu.
Sobre agendamento de visitas o procedimento é simples, as opções são: clicar na barra lateral no link nomeado agendamento e conhecer passo a passo da visita ou ligar para (31) 3213-4320 .
Sobre o Museu, podemos dizer que é um espaço dedicado às obras (pinturas) feitas por Inimá de Paulá , pintor mineiro, muito reconhecido pela peculiaridade de suas pinceladas, pelas várias camadas de tinta aplicadas nos quadros, pelo uso intenso das cores e pela observação de movimentos e paisagens que seriam futuramente foco de atenção social, como desmatamento, queimadas, conflitos de terra e favelas. A trajetória de Inimá antes e durante sua carreira artística pode ser conferida clicando no link da barra lateral nomeado Sobre Inimá de Paula .
As visitas de arte educação podem ocorrer com qualquer grupo em que os alunos tenham no mínimo 4 anos de idade, para que possamos apresentar bate papos  interessantes e linguagens adequadas.
O Museu é composto por 3 andares, sendo um o hall de entrada/espaço café/cine auditório, Salão Inimá (galeria virtual, ateliê do artista e maior parte do acervo), Mezanino (sala de auto retratos) e o 3 andar destinado a exposições temporárias.
Os educadores sempre perguntam quais assuntos podem ser abordados a partir das obras apresentadas.Como equipe de arte educação vemos múltiplas possibilidades de abordagem através dos quadros, da arquitetura do prédio, da localização na cidade e vários outras. O convite fica aberto para que os educadores venham ao museu antes da visita orientada e conheçam o acervo, o espaço, escolham a melhor dinâmica e trajeto para realizar com os alunos e principalmente converse com o arte educador que receberá a turma sobre o que estudaram e o resultado que objetivam após a visita.
Confira abaixo nossa sugestão:

Essas são poucas das diversas formas de abordagens possíveis no Museu.
Todo e qualquer conteúdo pode ser abordado em ambientes culturais ou espaços formais de educação. Em um Museu, pode-se tratar de matemática, história, geografia, português, ciências, física e arte, basta misturar criatividade, conhecimento teórico, boa vontade e um bom projeto com os arte educadores.
Nas abas laterais do blog disponibilizamos cartas enviadas ao Inimá, Jornais com reportagens antigas sobre o artista, estudos elaborados por Inimá sobre outros artistas, enfim, várias informações adicionais que podem auxiliar na elaboração de atividades e preparo prévio dos alunos.
Utilizem as aulas de informática para mostrar aos alunos o blog do educativo e pesquisarem livremente todas as informações aqui disponíveis, certamente é uma boa ferramenta para instigar a curiosidade e aliar ao uso devido da internet para conhecer novos sites, fazer trabalhos educativos, dever de casa, pesquisas, dentre outros.